Aeronaves de instrução: O começo de tudo
Durante a semana vou abordar, ao meu ver, três tipos de aeronaves, e eventualmente fazer comparação com algumas outras, para assim manter nosso foco nos detalhes dos modelos. São esses: Nosso desejado Cessna 150/152 , o temido Aeroboero e o amigável Paulistinha, que salvou muitos orçamentos de cursos práticos. Ressalto que o que será dito por mim se baseia em experiência de voo nessas aeronaves, e em relatos de outros pilotos alunos que vi concluírem sua formação nesses modelos, sempre levando em conta também as definições técnicas do fabricante. Claro que é muito importante, também, citar as aeronaves antes fabricadas pela nossa Embraer, que hoje são utilizadas em treinamento. No entanto, essas aeronaves têm mais atuação no PC/IFR prático, e meu intuito é enfocar as aeronaves mais encontradas e mais simples hoje em instrução.
Com essa série, vai ser claramente possível para nós visualizarmos a evolução, ainda que bem tímida, da nossa aviação de instrução – evolução essa que vem acompanhada de uma alta no seu custo, e entender também o por que disso. Qual a dificuldade de manutenção dessas aeronaves? Por que elas tem sumido dos aeroclubes? Qual o futuro para a instrução?
Quero poder responder a essas perguntas de forma simples, e assim entender o berço da aviação, o início de tudo, e o tão estimado PP que precisamos dar valor. Afinal, é na instrução que não só se aprende a voar, mas também se adquirem valores e uma relação fundamental com a aeronave que você voa, o que sem dúvida, irá influenciar diretamente em avaliar e respeitar os limites de qualquer outra aeronave, que posteriormente cruzar o caminho na sua vida.
A aviação, como tudo, tem início, meio e fim. Sempre tive pra mim que não é simulando por horas o manuseio do FMC de um 777 que você vai estar dando seu melhor durante o PP ou PC. Então, o recado que gostaria de deixar é que, por mais simples que seja a aeronave que você voa, conheça-a e entenda-a até o seu mínimo detalhe. Isso sim fará você bom em qualquer situação, e em qualquer outra aeronave que um dia venha a voar, inclusive o triplo 7.
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